quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A MÁSCARA DE SATÃ

“Você nunca ficará livre de minha vingança….”


No século XVII, a bruxa Asa Vajda (Barbara Steele) é morta a mando de seu irmão, o príncipe Vajda. Ele a renega como tal, por prática de bruxaria, ordenando que em seu rosto seja encravada uma máscara (a marca de representação do diabo). Como vingança, lança uma maldição que deverá incomodar toda geração de seus algozes.
Esse é a trama principal de “A Máscara de Satã”, dirigido por Mario Bava, que se baseou num conto de Nikolai Gogol e roteiro de Ennio De Concini para desenhar a vampira secular. Passados 200 anos, uma dupla de médicos em viagem, Dr. Andre Gorobec (John Richardson) e Dr. Thomas Kruvajan (Andrea Checchi), descobre uma cripta e quando um deles se machuca, sangrando, estabelece o mecanismo suficiente para trazer de volta a bruxa à vida. Esta, com a ajuda do também ressuscitado assistente, iniciam uma saga de vingança que terá como a principal vítima a bela Katia Vajda (Barbara Steele em papel duplo) agora apaixonada por Andre, que tentará protegê-la.

Temos todos os ingredientes do clássico terror da década de 60, de baixo orçamento. Isso torna o visual fake; contudo, é difícil não se deixar seduzir pela personagem principal - que mais parece uma manequim de olhos vidrados, visual mundano e uma voz de outro mundo. Barbara Steele está apopriada como a bruxa/vampira – não ao estilo Theda Bara, mas uma versão genuína da bebedora de sangue.

Mario Bava, permite que essa Bela Lugosi de saias sacie sua sede por cerca de quatro vezes antes de queimar na fogueira, gritando, diante do olhar de Andre (John Richardson). Essa história se passa num decadente castelo, com todos os aparatos que se têm direito nos filmes de terror – teias de aranha, portas com passagem secreta, túmulos, etc. Como ambiente fúnebre, faz-nos sentir saudades do tranqüilo e modesto motel Bates, de “Psicose” (1960).



"A Máscara de Satã" (Black Sunday)
1960 – ITÁLIA - 87 min. – Preto e Branco – HORROR
Direção: MARIO BAVA. Roteiro: ENNIO DE CONCINI e MARIO SERANDREI, baseado no conto “The Viy”, de NIKOLAI GOGOL. Fotografia: MARIO BAVA. Montagem: MARIO SERANDREI. Música: ROBERTO NICOLOSI. Produção: GALATEA S. P. A., distribuído pela AMERICAN INTERNATIONAL PICTURES

Elenco:
BARBARA STEELE (Asa/Katia Vajda), JOHN RICHARDSON ( Dr. Andre Gorobec), ANDREA CHECCHI (Dr. Thomas Kruvajan), IVO GARRANI (Príncipe Vajda), ARTURO DOMINICI (Igor Javutich/Javuto), ENRICO OLIVIERI (Príncipe Constantine Vajda), ANTONIO PIERFEDERICI (Padre), TINO BIANCHI (Ivan), CLARA BINDI (Empregada da Estalagem), MARIO PASSANTE (Nikita, o cocheiro) e RENATO TERRA (Boris).


Cenas do Filme:



Do mesmo diretor:




As Três Máscaras do Terror

5 comentários:

Cecilia Barroso disse...

Esse é interessante! Mas deve ser difícil de achar. Já dei uma olhada na minha locadora e não tem...

Beijocas

Kau disse...

Como eu adoro filmes deste tipo, Jacques. Infelizmente, como disse a Cecília, deve ser difícil de achar. Mas vou agora na locadora procurá-lo! Estou com uma folguinha na faculdade e louco pra ver algo interessante!

Abs.

Hugo disse...

A atriz Barbara Steele trabalhou em vários filmes de terror como o clássico "A Mansão do Terror" de Roger Corman, atuando ao lado de Vincent Price, fez ainda "Calafrios" um dos primeiros filmes de Cronenberg e "Piranha" de Joe Dante.

Abraço

Miguel Andrade disse...

Jacques, mesmo com todas as falhas da produção pobre é um clássico do gênero, cheio de elementos que se tornariam clichê posteriormente. O mestre Mario Bava sempre soube tirar leite de pedra! :O

Se você me permite: Hugo, Barbara Steele é uma diva! Participou de filmes do Fellini, Buñuel etc.

Jacques disse...

Cecilia, é sim. É um DvD da London, que me parece "fechou as portas". Mas garimpando, vc encontra em algumas lojas especializadas. Bjos.

Kau, assita sim. Como disse, tem que dar uma boa olhada. as vezes vc encontra até em bancas de jornais. Abcs.

Miguel, concordo com vc. Apesar das falhas é um bom filme e um clássico necessário. Abcs

Hugo, Barbara Steele é uma das damas do gênero.Abcs