segunda-feira, 24 de novembro de 2008

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO

“É você?”


Ele, Richard Collier (Christopher Reeve), um dramaturgo, em 1980. Ela, Elise McKenna (Jane Seymour), uma jovem e promissora atriz, no ano de 1912. O que os une é o fato de ambos terem se encontrado, apaixonado e repentinamente sepadado. Quando uma velha senhora aproxima-se dele, ao final da estréia de uma de suas peças, Richard percebe que conhece aquela mulher. A partir daquele momento, Richar d não a esquece e começa a investigar seu passado e o que encontra é que ele havia feito parte desta história. Baseado no romance “Bid Time Return”, de Richard Matheson, o romance conta a história de um casal separado no tempo e que se reencontra no passado. No livro, Richard tem uma doença incurável e o enredo é contado pelo seu irmão, como se tudo não passasse de uma provável alucinação dele – ou não. Isso não fica esclarecido. No filme, o protagonista segue ao passado para recuperar o tempo perdido.

Filmado principalmente em Mackinac Island, nos Grandes Lagos (Michigan), no Grand Hotel - em um dos últimos hotéis norte-americanos a manter um estilo século XIX - o filme tem uma cenografia impecável. A trilha sonora tem composição de Rachmaninoff (Rhapsody on a Theme by Paganini) e de John Barry, cuja a música- tema , tocada à exaustão no filme, ainda hoje arranca suspiros de casais mais românticos.

No elenco, quem se destaca é Jane Seymour. Linda, sua delicadeza é perfeita para interpretar uma Elise sensível, madura (apesar de jovem) e apaixonada. Christopher Reeve parece pouco à vontade no papel. Apesar de esforçar-se, sua compleição física não fica adequada para compor o casal. Parece o Superman no século passado, meio desajeitado. Christopher Plummer, não compromete, como o empresário da atriz que faz de tudo para afastá-la de Richard.

O filme fez enorme sucesso na década de 80 e, apesar de ter perdido seu vigor, muito em função de ter sido televisionado diversas vezes, ainda tem sua legião de fãs.




"Em Algum Lugar do Passado" (Somewhare in Time)
1980 – EUA - 103 min. – Colorido – ROMANCE
Direção: JEANNOT SZWARC. Roteiro: RICHARD MATHESON, baseado no romance do mesmo autor “BID TIME RETURN”. Fotografia: ISIDORE MANKOFSKY. Montagem: JEFF GOURSON. Música: JOHN BARRY. Produção: STEPHEN DEUTSCH, para UNIVERSAL PICTURES.

Elenco:
CHRISTOPHER REEVE (Richard Collier) JANE SEYMOUR (Elise McKenna), CHRISTOPHER PLUMMER (Tenente William Fawcett Robins), THERESA WRIGHT (Laura Roberts), BILL ERWIN (Arthur Biehl), GEORGE VOSKOVEK (Dr. Gerald Finney), SUSAN FRENCH (Elise velha) , JOHN ALVIN (Pai de Arthur), EDDRA GALE (Genevieve), AUDREY BENNETT (Namorada de Richard) e WILLIAM H. MACY (Crítico).



Cenas do Filme:


Assista também:



Santa Claus

5 comentários:

Kau Oliveira disse...

Jacques, é um pecado, mas ainda não assisti!! O título é muito inspirador...

Abraços.

Hugo disse...

Reeve estava no auge na época e Jane Seymour era belíssima tb.

Como vc escreveu, depois de tantas repetições na tv o filme acabou perdendo um pouco da força.

Abraço

Miguel Andrade disse...

Jacques, adoro! E lá é segredo que eu gosto de uma boa cafonice? Já li o livro e vi o filme milhões de vezes!!! Ah, e além das reprises, a trilha sonora era usada na Porta da Esperança do Silvio Santos, lembra? Hahai!

Anônimo disse...

Já brigaram muito comigo para assisti-lo. E eu deveria mesmo, levando em contas tantos elogios.

Ciao!

Unknown disse...

Eu faço parte desta legião de fãs. Volte e meia estou assobiando o tema do filme.
Depois do que o Miguel falou, será que as pessoas que me escutaram assobiar pensaram que sou fã da Porta da Esperança? Melhor bater três vezes na madeira.