terça-feira, 2 de dezembro de 2008

APERTEM OS CINTOS, O PILOTO SUMIU

“Capitão, quando é que aterrisamos?”


O filme faz uma paródia dos disaster movies, que ocuparam as telonas dezenas de vezes após “Aeroporto” (1970). Aqui, um piloto de aviões que havia abandonado a profissão após ter desenvolvido um trauma de guerra, Ted Striker (Robert Hays), entra num Junbo como passageiro, com o intuito de reconquistar sua ex-namorada, a aeromoça Elaine (Julie Hagerty). Após o envenenamento de toda a tripulação e parte dos viajantes, Striker - agora o único piloto a bordo - vê-se obrigado a comandar a nave até a aterrissagem, com a ajuda em terra de McCroskey, um controlador de tráfico aéreo maluco interpretado por Lloyd McCloskey (Lloyde Bridges) e de seu antigo e não menos lunático chefe, o capitão Rex Kramer (Robert Stack). Ao longo do filme, assistimos a um desfile de situações hilariantes, resultado de um repertório típico do cinema catástrofe – uma freira tocando violão, uma jovem cardíaca em viagem para um transplante, uma velha senhora histérica, dois negros que conversam em gíria, quase dialeto, que acabam sendo legendados, entre outros. Há também sátiras de musicais, tais como "Os Embalos de Sábado à Noite" (1978]7) e de clássicos, como "A Um Passo da Eternidade" (1953). Leslie Nielsen interpreta o Dr. Rumack, iniciando uma seqüência de comédias que acabou caracterizando majoritariamente sua carreira.

Os diretores Jim Abrahams, Jerry Zucker e David Zucker conseguem fazer um pastelão, às vezes com toques da revista "Mad". Tudo isso resulta num filme com situações escrachadas, mas muito divertidas. Não é à toa que tem sido copiado anos a fio.




"Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu" (Airplane!)
1980 – EUA - 88 min. – Colorido – COMÉDIA
Direção: JIM ABRAHAMS, DAVID ZUCKER E JERRY ZUCKER. Roteiro: SAMUEL JIM ABRAHAMS, DAVID ZUCKER E JERRY ZUCKER. Fotografia: JOSEPH F. BIROC. Montagem: PATRICK KENNEDY. Música: ELMER BERNSTEIN. Produção: JIM ABRAHAMS, DAVID ZUCKER E JERRY ZUCKER, para PARAMOUNT.

Elenco:
KAREEM ABDUL-JABAR (Roger Murdock) LLOYD BRIDGES ( McCroskey), PETER GRAVES (Capitão Oveur), JULIE HAGERTY (Elaine), ROBERT HAYS (Ted Striker), LESLIE NIELSEN (Dr. Rumack), LORNA PATTERSON (Randy), ROBERT STACK (Rex Kramer), STEPHEN STUCKER (Johnny), OTTO (Otto) e JIM ABRAHAMS (Religioso).



Cenas do Filme:


Assista também:



Top Secret!

8 comentários:

Anônimo disse...

Clássico... Percussor de filmes como "Todo mundo em pânico", comédia pastelão no sentido mais puro da expressão, excelente...

Kau Oliveira disse...

Hahahahahahahah, já uns uns pedaços deste filme, mas não consegui concluir. O título em português é MUITO hilário.

Abraços.

Anônimo disse...

Sou doido para encontrar este filme para rever! Clássico cômico!

Ciao!

Sergio Deda disse...

Parece ser bastante hilário mesmo, nunca o encontrei para conferir...

Hugo disse...

Este filme foi um dos que deram início a onda paródias a grandes sucessos. O trio ZAZ (Zucker, Abrahams e Zucker) deixaram sua marca no gênero, pena que as produções de hoje que copiam este clássico são extremamente sem graça.

Abraço

Jacques disse...

CAra, de fato e um filme que marcou e fez escola.Risadas à beça.

Kau, não acredito que não tenha conseguido acabar de assiti-lo. Creio que tenha sido por não parar de rir.

Wally, também demorou para achá-lo. Edição dupla, com o I e II.

Sérgio, confira e divirta-se. Não vai se arrepender.

Hugo, as produções contemporâneas nao conseguiram repetir tanto pastche com tanta graça. Pena mesmo.

Miriam disse...

Adorei, Estes dias consegui achar um original bem em conta.
beijos.

Rocio disse...

Isso é engraçado, eu espero que em algum momento de ver este filme de novo, eu acho que eu vou ter que ver mais tarde, mas ainda hoje não consigo ver muitos filmes que eu tenho que usar lentes hipermetropia