segunda-feira, 21 de abril de 2008

MEME

“Filmes reconhecidos após algum tempo do lançamento”

É bastante difícil relacionar 5 filmes que foram substimados e, embora possuindo inegável valor artístico ou estilístico, tenham sido ignorados nas principais premiações do cinema. Há inúmeros casos de filmes que se enquadram nesse critério. Para atender alguns colegas de blog, seguem alguns daqueles que considero filmes bons, mas que à época de seu lançamento não foram prestigiados (embora hoje alguns até sejam cult).Restringi-me à década de 80/90, período de produção cinematográfica muito boa.

VIDAS SEM RUMO
O caçula de uma turma, de três órfãos, tentam sobreviver onde tudo se restringe a “latinos pobres e ricaços”. A trinca descende de mexicanos, amarga empregos em postos de gasolina e sofre com a perseguição da polícia. Também fazem parte da gangue outros colegas. Eles tentam vencer e amadurecer enfrentando os ricos, mas nem tudo acontece como eles planejam. Baseado na obra da escritora S.E. Hinton, é a visão sobre a rebeldia dos adolescentes nos anos 1960 e suas descobertas da vida. O filme virou série de TV. Dirigido por Francis Ford Coppola, ficou famoso por lançar ao estrelado diversos astros de uma mesma geração, tais como Matt Dillon, Ralph Macchio, C. Thomas Howell, Patrick Swayze, Rob Lowe, Emilio Estevez, Tom Cruise e Diane Lane.

“The Outsiders”/Drama/1983/EUA/92 min./Cor/Warner.

O FEITIÇO DO TEMPO
Homem do tempo vai cobrir uma festa popular numa cidade do interior onde fica prisioneiro do tempo. É uma ironia sobre a rotina da vida. Filme inteligente, bela comédia, tendo Bill Murray em um de seus mais inspirados momentos e Andie MacDowell incrivelmente charmosa. Talvez seja uma das melhores comédias da década de 80. Dirigido por Harold Ramis, traz ainda no elenco: Andie MacDowell, Chris Elliot, Stephen Tobolowsky,Brian Doyle-Murray e Harold Ramis.

“Groundhog Day”/Comédia/1993/EUA/103 min./Cor/Columbia.

GATTACA – EXPERIÊNCIA GENÉTICA
Garoto com trauma de família por causa da perda de um irmão tem como sonho ser astronauta. Assume a identidade de outro, que tem problemas físicos, não medindo esforços para atingir seus objetivos. Ficção científica, em que as pessoas são classificadas por castas – os mais habilitados fisicamente, são os privilegiados. É uma fábula da capacidade humana, em superar obstáculos. Visual estililizado, famoso por ter aproximado dois astros – Ethan Hawke e Uma Thurman. Dirigido por Andrew Niccol, traz ainda no elenco: Ernest Borgnine, Gore Vidal Loren Dean, Blair Underwood, Tony Shaloub, Elias Koteas, Alan Arkin e Xander Berkeley.

“Gattaca”/Ficção Científica/1997/EUA/112 min./Cor/Columbia.


O SUSPEITO DA RUA ARLINGTON
Um professor universitário sobre táticas de terrorismo, viúvo de uma agente do FBI desconfia que o casal vizinho à sua casa são terroristas que estão planejando um atentado ao governo. Um belo suspense, ainda subestimado, lançado primeiramente na Europa do que nos EUA, tem um roteiro muito bem estruturado e seqüências de suspense de prender a atenção e tirar o fôlego. Tim Robbins, como de costume, está muito bem. Jeff Bridges exagera, mas não compromete o resultado final. Dirigido por Mark Pellington, traz no elenco: Jeff Bridges, Tim Robbins Joan Cusack , Hope Davis e Robert Gosset.

“Arlington Road”/Drama/1999/EUA/119 min/ Cor/Columbia.


GAROTOS INCRÍVEIS
Um professor universitário está em crise, pois além de ver seu casamento desmoronando, tem que lidar com a situação de ter de ser pai, fruto de uma relação adúltera, com a mulher de um colega. Já maduro, ele deixou de ser o “garoto” do lugar. O filme baseia-se na amizade que ele inicia com um aluno que demonstra ter talento, mas com tendências suicidas e autodestrutivas. Filme que fracassou na estréia nos EUA, mas muito inteligente e tem sido revisto recentemente, com boas críticas. Dirigido por Curtis Hanson, traz no elenco: Michael Douglas, Tobey McGuire, Katie Holmes, Robert Downey Jr., Francês McDormand, Rip Torn, Richard Thomas, Jane Adams e Philip Bosco.

“Wonder Boys”/Drama/2000/EUA/112 min./Cor/Warner.


Um comentário:

Cecilia Barroso disse...

Excelente a sua lista! Só não gosto tanto de Gattaca.
O Feitiço do Tempo e O Suspeito... são excelentes. Não me canso de assistir.
Beijos